top of page

Tudo que você precisa saber sobre Ceratocone

Foto do escritor: anderson kusumotoanderson kusumoto




O que é Ceratocone?

O ceratocone é uma doença genética rara que acomete a estrutura da córnea, causando o afinamento e a elevação da curvatura da córnea.



Qual o principal sintoma do Ceratocone?

O Ceratocone acomete a estrutura da córnea, que é uma das nossas lentes naturais.

A visão tende a ficar mais embaçada, perdendo a nitidez e, em muitos casos, desenvolvendo o Astigmatismo

O principal sintoma é a visão embaçada mesmo com o grau correto do óculos.



Como é feito o diagnóstico do Ceratocone?

O diagnóstico do Ceratocone só pode ser feio pelo médico oftalmologista!

Para diagnóstico é levado em consideração vários fatores como: de sinais e sintomas clínicos, o grau do paciente, histórico familiar, e exames clínicos.


Dentre os principais critérios para diagnóstico avaliamos a curvatura da córnea, a acuidade visual (qualidade da visão), o exame de ceratometria e espessura da córnea.


Por isso, quando você for ao seu médico oftalmologista solicite a ele que investigue ceratocone. Certifique-se da sua saúde ocular!



Por que quem tem Ceratocone não pode coçar os olhos?

O Ceratocone tem mais chance de se desenvolver em pessoas que tem alergia ocular, que acabam coçando muito os olhos.


O ato de coçar os olhos aumenta as chance de flacidez da córnea. Por isso sempre orientamos todos os pacientes a não coçar os olhos. Em especial, pacientes com Ceratocone, devido a córnea já ser mais flácida, coçar os olhos pode aumentar a chance de progressão da doença.


Se você tem tido vários episódios de coceira ocular, procure um médico oftalmologista para te orientar sobre soluções mais eficazes, e com menos riscos, do que o ato de coçar os olhos.



Até que idade o Ceratocone pode evoluir?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmogia - SBO, o Ceratocone pode se desenvolver na faixa etária dos 10 aos 25 anos, mas pode evoluir até os 35 anos de idade e depois estabiliza.


Após o diagnóstico é importante fazer os acompanhamentos periódicos para checar a evolução da doença, e o estágio da acuidade visual (qualidade da visão), e se está ocorrendo ou não a perda ou não da visão.



Se você tem Ceratocone, avise seus familiares!

Por ser uma doença genética, o Ceratocone é hereditário!

Por isso se você tem Ceratocone comunique os seus familiares que estão na faixa etária de desenvolvimento da doença para investigar Ceratocone, o diagnóstico precoce aumenta as chances do tratamento resultar em boa qualidade de visão!



O Ceratocone tem Cura?

O Ceratocone não tem cura, mas tem tratamento para estabilizar o avanço da doença. Assim é possível estabilizar a doença no estágio leve, tendo mais chances do paciente ter boa qualidade de visão!


Atualmente o avanço da medicina auxilia em melhores resultados!



Quais os tratamentos para Ceratocone?

Atualmente temos 3 opções de tratamento:


1️⃣ Anel intra-estromal: indicado para aplanar a superfície da córnea melhorando a qualidade visual.


2️⃣ Crosslinking corneano: indicado para fortalecer a córnea, e ajuda a estabilizar a doença. Por isso a importância de se fazer o diagnóstico precoce.


3️⃣ Transplante de córnea: indicado para casos graves de ceratocone, onde o paciente não tem qualidade de visão.


Quando não é necessária a intervenção com tratamentos, o paciente utiliza lentes de contato rígidas para ter melhor qualidade de visão. E óculos são indicados em casos leves.


O médico oftalmologista que acompanha o paciente com Ceratocone, irá avaliar a necessidade e qual das opções será mais eficaz para combater a doença!



Tratamento para Ceratocone com Crosslinking corneano

O Crosslinking do Colágeno Corneano é um dos tratamentos mais efetivos para pacientes com Ceratocone, principalmente se o diagnóstico é precoce, ou seja, quando a doença se encontra em estágios leve ou moderado da doença.


Esse tratamento é indicado para fortalecer a córnea, deixando ela mais rígida e estabilizando a doença.


É realizado no centro cirúrgico, com anestesia local. A primeira camada da córnea (chamada epitélio) é retirada. Logo após, a vitamina Riboflavina é aplicada em pequenos intervalos de tempo acompanhada da ativação com uma luz ultravioleta. É um procedimento indolor e não necessita curativo. O tratamento é seguro e eficaz!


Nos estágios avançados de Ceratocone, o transplante de córnea é o tratamento indicado, porém com o diagnóstico precoce associado ao Crosslinking do Colágeno Corneano, o número de Transplantes de Córnea reduziu consideravelmente.




Por isso, quando você for ao seu médico oftalmologista solicite a

ele que investigue ceratocone.

Certifique-se da sua saúde ocular!


Compartilhe com mais pessoas! Informação leva a prevenção! 💜



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page